• sermidiacomunicacao

Abril Verde: Movimento em favor da saúde e segurança no trabalho

O trabalhador ainda é vítima de acidentes fatais de trabalho e a CSB Engenharia atua para diminuição destes números alarmantes.


Estima-se que 2,3 milhões de trabalhadores morrem, anualmente, em decorrência de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais no mundo. A fim de mudar essa realidade foi criado o movimento denominado Abril Verde, com o objetivo de alertar sobre a saúde e segurança do trabalhador. A CSB Engenharia é uma empresa referência nacional e internacional em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Legal, e todos os anos fortalece a prática do movimento Abril Verde. “Nossos serviços são reconhecidamente fundamentais para a segurança e integridade, não somente de máquinas e equipamentos, mas, principalmente de pessoas em seus ambientes de trabalho”, afirma Silvio Braz, diretor da CSB Engenharia.


O mês de abril foi escolhido devido ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, quando, em 28 de abril de 1969, houve a explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia (EUA), vitimando 78 trabalhadores. O episódio ficou marcado como um dos mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade. “É uma data para lembrarmos da prevenção e alertar sobre os riscos e acidentes que ocorrem no ambiente do trabalho, onde as pessoas passam grande parte do seu dia”, observa o engenheiro.


Apesar das Normas Regulamentadoras, atualmente 37 normas, e dos números de acidentes terem diminuído ao longo dos anos, o país ainda enfrenta elevados índices. O último registro divulgado pelo IBGE mostra que a quantidade de acidentes de trabalho no Brasil caiu de 725.664, em 2013, para 582.507, em 2019. No entanto, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil está posicionado como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho, com quase 4 mil mortes anualmente.


“Atuamos com a NR-12 focada em segurança de máquinas, mas a CSB também foca em segurança de vidas. E assim são os nossos clientes, não estão preocupados somente em ter produtividade com suas empresas, mas em ter uma máquina produzindo de forma segura”, afirma Cristiane Boganha, diretora da CSB Engenharia.


O mês de abril foi eleito como um período de fortalecimento do movimento, mas as ações e a conscientização devem perdurar o ano inteiro.


Conheça a CSB Engenharia

Com sede em Curitiba, desde 2009, atua com o objetivo de preservar vidas e evitar acidentes, multas e interdições por parte dos órgãos de fiscalização das Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho.


Já atuou em 12 países, levando tecnologia de ponta através do Escaneamento 3D, Digital Twin, indústria 4.0, realidade virtual aumentada e projetos de segurança. Tendo sido a primeira empresa brasileira a conquistar a certificação ISO 9001 pela TÜV Rheinland, comprovando a qualidade dos serviços prestados em todo o território nacional e também no exterior.


204 visualizações0 comentário