• sermidiacomunicacao

Conheça o que é a NR-12 e a sua importância para as indústrias

A norma que mantém novos e atualizados os conceitos sobre segurança de máquinas e pessoas.


A NR 12 é uma das mais extensas e importantes Normas Regulamentadoras que consolidou as Leis Trabalhistas e, portanto, é também constantemente revista para se adequar às novas tecnologias, pois ela objetiva tornar a rotina dos profissionais envolvidos com máquinas e equipamentos mais segura. Por isso, a NR-12 propõe medidas de proteção coletiva, administrativas ou de organização do trabalho, além de proteção individual.


Segundo a diretora da CSB Engenharia e Consultoria, Cristiane Boganha, a NR-12 foi um importante passo para regulamentar os parâmetros de segurança dos maquinários para garantir o bem-estar e a integridade física dos trabalhadores. “Os nossos clientes não focam somente em ter produtividade, assim como nós, eles também focam em vidas quando se tem uma máquina produzindo de forma célere e segura”, disse.


O que diz a Norma Regulamentadora

A NR 12 define “requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras […]”.


De acordo com o engenheiro e diretor da CSB Engenharia, Silvio Braz, a NR-12 trata especificamente sobre como devem ser os arranjos físicos e instalações de maquinários, instalações de dispositivos elétricos, dispositivos de partida, acionamento e parada. E ainda sistemas de segurança como dispositivos de parada de emergência, meios de acesso permanentes, componentes pressurizados, transportadores de materiais; aspectos ergonômicos e riscos adicionais. Bem como, manutenção, inspeção, preparação, ajuste, reparo e limpeza; sinalização, manuais, procedimentos de trabalho e segurança, sem esquecer da sua capacitação.


A CSB Engenharia e Consultoria também é reconhecida por oferecer os cursos e treinamentos mais completos e inovadores do país, em Normas Regulamentadoras. “Somos uma empresa de consultoria especializada que podemos atuar em todas as fases”, afirma o engenheiro.


Leia mais sobre Treinamentos NR-12: capacitação sobre normas regulamentadoras de máquinas e equipamentos, clicando sobre o link da matéria e entre em contato com a CSB Engenharia para receber mais informações sobre nossos cursos e serviços.


Vale ressaltar que a aplicação da NR-12 é obrigatória e verificada pelos auditores do trabalho durante visitas regulares, geralmente, a partir de fiscalizações surpresa.

668 visualizações0 comentário