top of page
  • sermidiacomunicacao

CSB é destaque na Revista Oil & Gas Brasil com Laser Scanner 3D para o setor naval

A imprensa destaca a atuação da CSB Engenharia com alta tecnologia no setor Offshore com soluções de escaneamento naval.


O trabalho inovador e de alta tecnologia da CSB Engenharia com Laser Scanner 3D foi destaque na matéria publicada pela Revista Digital Oil & Gas, uma das mais conceituadas do setor, na edição de abril de 2023. [Clique aqui para acessar a Revista Oil & Gas Brasil). Além disso, o artigo também apresenta a trajetória da empresa e outros exemplos dos serviços desenvolvidos pela equipe especializada da CSB na área de escaneamento naval, como as experiências em realidade virtual e aumentada.


Confira na íntegra o texto da matéria publicada:


A CSB Engenharia é uma empresa sediada em Curitiba-PR, fundada no ano de 2009, referência nacional e internacional nos segmentos de Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Legal. Seu escopo de fornecimento abrange um vasto conhecimento técnico, aliado ao domínio das normas regulamentadoras brasileiras, além da aplicação de tecnologias de ponta em seus treinamentos e consultoria especializada para a indústria.


Com o foco na excelência durante a execução dos trabalhos, no ano de 2019, a empresa conquistou a ISO 9001 pela TÜV Rheinland e Deutsche Akkreditierungsstelle – DakkS da Alemanha –, certificados que atestam e comprovam a qualidade dos seus serviços prestados em todo o território nacional e também no exterior.


O Laser Scanner 3D proporciona agilidade e assertividade aos projetos, quando aplicado com o domínio da expertise. Buscando estar à frente dos avanços tecnológicos aplicáveis aos estudos de engenharia, a CSB Engenharia trouxe esta novidade da Europa para entregar projetos ainda mais impecáveis aos seus clientes e parceiros. Esta tecnologia que já é realidade para grandes empresas do exterior, em território nacional ainda é assunto de curiosidade para a maioria das empresas nos setores Onshore e Offshore.


No setor Offshore a tecnologia permite avanços exponenciais, principalmente nas etapas de levantamentos in loco, visto que na maioria das vezes as empresas responsáveis pela elaboração dos projetos estão fisicamente a meses de distância das embarcações.


Portanto, buscando promover agilidade sem perder o cuidado com os mínimos detalhes, a CSB Engenharia realiza a digitalização de embarcações através do Laser Scanner 3D, possibilitando aos seus clientes a oportunidade de trabalhar no projeto, com riqueza de detalhes, muito antes da equipe ter condições de acesso às áreas de maneira presencial.


Nuvem de Pontos


Através das coletas de campo realizadas com o Laser Scanner 3D, a equipe técnica da CSB Engenharia elabora a Nuvem de Pontos: arquivo tridimensional capaz de capturar a realidade de maneira ágil e precisa, compatível com a maioria dos softwares CAD disponíveis no mercado, utilizados pelas áreas de engenharia. Utilizando a Nuvem de Pontos, os projetistas têm condições de validar dimensões de suportes, tubulações e equipamentos presentes no local, sem a necessidade de uma visita presencial para a coleta.


Outra aplicação comum para a tecnologia de Nuvem de Pontos, é a possibilidade de desenvolver um inventário das instalações de maneira prática e atualizá-lo rapidamente sempre que houver ajustes na área, construindo um histórico preciso das alterações.


Na gestão de projetos de tubulação, a tecnologia possibilita um nível elevado de análise técnica. A alta densidade de linhas de tubulação é um cenário comum no caso de plataformas e navios petroleiros, portanto a aplicação da tecnologia Laser Scanner viabiliza às equipes de engenharia uma confiabilidade única. Sendo possível o desenvolvimento de documentação técnica (as built 2D e 3D de tubulações), bem como a verificação de interferências em etapas preliminares de projeto.


Equipamentos de Ponta


A metodologia de escaneamento 3D utilizada pelo corpo técnico da CSB Engenharia contempla diversos modelos de equipamentos Laser Scanner, com uma aplicação personalizada para cada cliente conforme suas demandas. Priorizando sempre pela qualidade, a empresa trabalha com as melhores marcas de equipamentos, garantindo levantamentos ágeis, com precisão na casa de milímetros. Em alguns casos, quando o objetivo é um levantamento ainda mais detalhado, são utilizados equipamentos especializados que possibilitam a engenharia reversa de peças ou componentes, obtendo um nível de precisão e detalhes ainda maior.


“Nós conseguimos capturar a realidade, através de um sistema de nuvem de 2 milhões de pontos por segundo. Conseguimos escanear o ambiente industrial da embarcação, fazendo toda a limpeza dos arquivos, a preparação e a modelagem em diversos softwares de engenharia específicos para essa finalidade. Podemos ainda aplicar a realidade virtual e aumentada, para mostrar em um ambiente imersivo para o nosso cliente o seu ambiente real de trabalho, introduzindo o metaverso em um ambiente offshore”, comenta Silvio Braz, diretor técnico da CSB Engenharia, empresa com 13 anos de mercado e atuação em 13 países.


Um exemplo prático e comum de aplicação da tecnologia na indústria offshore pela empresa curitibana, é o Laser Scanner 3D como suporte das áreas de engenharia, manutenção e projetos. Atendendo a clientes sediados em toda parte do mundo, a CSB Engenharia realiza o escaneamento a bordo de embarcações nas regiões portuárias brasileiras, enviando os arquivos modelados ou em nuvem de pontos às empresas de fabricação, engenharia ou projetos. Desta forma, quando o navio atracar em seu destino, as tubulações, componentes, equipamentos ou qualquer outro tipo de peça fabricada conforme o detalhamento enviado pela CSB, poderá ser rapidamente instalada, com alto grau de confiabilidade de montagem! Ou seja, enquanto os navios estão ainda em deslocamento, seus novos componentes já estarão em processo de fabricação com base nas nuvens de pontos.


Realidade Virtual e Aumentada


Outro exemplo inovador dos serviços desenvolvidos pelo time da CSB Engenharia, são as experiências em realidade virtual e aumentada. Com os avanços do chamado “metaverso”, a empresa busca atrelar seus conhecimentos técnicos de engenharia ao domínio das tecnologias 3D. Na capacitação de colaboradores de acordo com normas específicas, como o caso de trabalhos em espaços confinados (NR-33) ou trabalhos em altura (NR-35), a CSB Engenharia já utiliza experiências em Realidade Virtual embasadas nas instalações reais de cada cliente, utilizando o Laser Scanner como principal ferramenta para construir os ambientes virtuais.


A CSB Engenharia também se destacou como expositora na 16ª edição da Navalshore 2022, entre os dias 16 e 18 de agosto, no Rio de Janeiro. Segundo o diretor da empresa, participar deste evento líder em construção naval, plataformas e manutenção da América Latina, foi uma oportunidade ímpar de apresentar detalhadamente suas expertises, corpo técnico e equipamentos de última geração. “Já realizamos a digitalização de embarcações para clientes de diversos países e segmentos, como navios petroleiros, cargueiros e graneleiros. Com a nossa participação nesta edição, avançamos na parceria com empresas brasileiras que possuem vasta experiência na indústria marítima”, concluiu Silvio Braz.


117 visualizações0 comentário
bottom of page