• sermidiacomunicacao

Escaneamento 3D no processo de expansão e modificação de fábricas

A aplicação da tecnologia Laser Scan na análise técnica de instalações industriais.


O escaneamento 3D é um recurso moderno e tecnológico de captura da realidade das instalações, que possibilita inúmeras aplicações dentro da indústria e segmentos diversos, desde simulações de processos, estudos de layout, análise de interferências, treinamentos interativos e uma infinidade de outras aplicabilidades. “É um input da indústria 4.0 este serviço tecnológico que prestamos para as empresas”, define o engenheiro e diretor técnico da CSB Engenharia, Silvio Braz.


Na CSB Engenharia, a tecnologia é uma aliada na segurança de máquinas, equipamentos e pessoas. "Nós fazemos a réplica de um ambiente real, transformamos em ambiente virtual que pode ser utilizado em diversos estudos de engenharia, de processos, de projetos de máquinas, engenharia reversa, digital twin e, inclusive, de segurança no trabalho”, afirma. “São simulações de processos que estão evitando retrabalhos, otimizando cronogramas, aumentando a qualidade das informações, reduzindo custos e o tempo de exposição no ambiente”, reforça.


Como funciona na prática?

A captura da realidade 3D é a tecnologia mais recente que melhora a compreensão e a documentação de qualquer ambiente, seja industrial, comercial, residencial ou de um complexo. Usando escaneamento a laser de altíssima precisão, combinado com imagens em alta definição, os ambientes completos são capturados de forma rápida e detalhada para criar um ambiente 3D digital que pode ser explorado, medido, simulado e analisado para uma compreensão total da instalação, com riqueza de detalhes impossível de ser conseguida nos métodos tradicionais.


De acordo com o engenheiro Silvio Braz, a CSB possui os melhores equipamentos do mundo. "O escaneamento 3D é realizado por um equipamento de ponta, de última geração, a nível mundial”, afirma. “Nós conseguimos capturar a realidade, através de um sistema de nuvem de 2 milhões de pontos por segundo. Conseguimos escanear o ambiente industrial da empresa, fazemos toda a limpeza dos arquivos, a preparação, a modelagem em diversos softwares de engenharia específicos para essa finalidade, podendo ainda aplicar a realidade virtual e aumentada, para mostrar em um ambiente imersivo para o nosso cliente o seu ambiente real de trabalho”, explica. “Então, de qualquer lugar do mundo, a pessoa pode colocar os seus óculos de realidade virtual e ser inserido em seu próprio ambiente de trabalho ou qualquer outro ambiente industrial”, conclui.


É a reprodução de algo físico para o meio digital com riqueza total de detalhes e que pode ser aplicado para inúmeras utilidades dentro da indústria e segmentos diversos, otimizando informações que facilitam estudos de alta complexidade.


177 visualizações0 comentário