top of page
  • sermidiacomunicacao

Escaneamento 3D: tecnologia aliada à segurança de máquinas e equipamentos industriais

Atualizado: 1 de fev.

A digitalização de ambientes é cada vez mais usada em projetos de adequação às normas regulamentadoras e treinamentos de segurança em indústrias. Conheça as vantagens.


Como é possível averiguar o bom funcionamento de máquinas e equipamentos sem parar o trabalho? Como realizar projetos de adequação às normas de segurança interferindo o mínimo possível no processo? Com ampla atuação em consultorias NR-12 e outras regulações para o segmento industrial, a CSB Engenharia se destaca por oferecer soluções de digitalização com tecnologias de ponta aplicadas aos mais diversos setores.


Uma das possibilidades é a simulação, através dos arquivos em nuvem de pontos, da instalação de proteções, dispositivos, interferências e áreas de operação nas máquinas e instalações industriais. É possível também fazer a verificação das situações em realidade virtual, permitindo uma análise prévia detalhada do cumprimento dos critérios nas normas regulamentadoras, as quais têm como objetivo prevenir acidentes nas instalações.


“O escaneamento 3D é uma ferramenta de alta tecnologia que pode ser utilizada para simular processos e interferências. A riqueza de informações capturada é enorme, com a vantagem de ganho de tempo, precisão e nível de detalhamento”, afirma o engenheiro Silvio Braz, diretor técnico da CSB Engenharia, consultoria com 12 anos de mercado e atuação em 13 países.


Escaneamento na prática

A metodologia aplicada consiste na digitalização da instalação com um equipamento a laser de altíssima resolução, coletando mais de 2 milhões de pontos por segundo, com precisão muito superior aos métodos tradicionais. Esse escaneamento em campo resulta, primeiramente, em uma densa nuvem de pontos tridimensionais.


A etapa seguinte é a de modelagem dessa base coletada com o equipamento, utilizando softwares especializados de engenharia dedicados a cada aplicação. “Dessa forma, nossos clientes podem conhecer detalhadamente a sua área, equipamentos e campo de trabalho para implementar novos projetos em um ambiente tridimensional”, define.


Treinamentos em Realidade Virtual

A cada dia a Realidade Virtual (VR) vem sendo cada vez mais empregada em diversos segmentos da indústria, entre eles, os treinamentos em normas regulamentadoras. A realidade virtual pode antecipar as situações práticas de diversos treinamentos como: trabalho em altura (NR-35), Espaço Confinado (NR-33), Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR-12), Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR-10), entre outras.


"Uma das grandes vantagens dos treinamentos de normas regulamentadoras em Realidade Virtual é poder sair do treinamento teórico e iniciar a prática sem expor os profissionais às situações de risco da atividade para que, quando ocorra uma operação ou situação real, ele já esteja familiarizado com a situação", destaca o diretor da CSB Engenharia.


A CSB Engenharia fornece o serviço de desenvolvimento de treinamentos nas NRs em Realidade Virtual de maneira personalizada. "O processo tem início com o escaneamento 3D, por meio do qual capturamos a instalação onde ocorrerá o treinamento. Após isso, partimos para o processamento da nuvem de pontos obtida e modelagem 3D, onde ao final do processo obtemos um ambiente virtual totalmente personalizado e realista, 100% fiel ao ambiente do cliente. Com esse ambiente virtual, o treinamento pode ser realizado de maneira prática com diferentes equipes", detalha.


Assista aos vídeos com os trabalhos de escaneamento a laser 3D, em nosso canal no YouTube. Para mais informações sobre o que a CSB Engenharia pode fazer pela sua empresa, entre em contato direto via Whatsapp, clicando aqui.


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page