top of page
  • comercial38428

Metaverso Industrial: tecnologia de realidade virtual como aliada de empresas que mais crescem

Grandes indústrias já têm utilizado essa tecnologia, abrindo caminho para outras empresas que também podem se beneficiar dela para crescer e se tornar cada vez mais competitivas.


A palavra “Metaverso” é a junção do prefixo “meta” (que significa "além") com o sufixo de “universo”. Por isso o conceito de Metaverso é o de um universo virtual ou paralelo, que busca reproduzir ambientes reais usando tecnologias como realidade virtual e aumentada. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, o termo se refere a muito mais do que apenas espaços onlines para jogos ou compras.


Muito antes da popularidade do Metaverso, após a mudança de nome da empresa do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, para Meta, essas inovações já chegavam na manufatura. São inúmeras aplicações com a criação de ambientes 3D e imersivos, Digital Twin, o As Built de Instalações, entre outras. São tecnologias que vêm ganhando espaço nas indústrias que acompanham tendências para se manterem competitivas e que passaram a passaram a ser conhecidas como Metaverso Industrial.


Uma das principais vantagens do Metaverso Industrial é a possibilidade de analisar e prever situações do mundo real em um ambiente virtual, simulando situações e probabilidades de resolução de problemas antes que eles aconteçam.


A CSB Engenharia é especialista em tecnologia de Escaneamento 3D aplicada à indústria, com soluções de digitalização e modelagem das instalações, criando um ambiente digital com grande nível de detalhamento. Entre as soluções, estão o Point Cloud ou "Nuvem de Pontos" para elaboração e análise de projetos e também o As Built das instalações. Além disso, a empresa devolve treinamentos sobre Normas Regulamentadoras de segurança de máquinas e equipamentos usando Realidade Virtual e Aumentada.


Possíveis aplicações do Metaverso Industrial



Digital Twin

Pode-se dizer que o Digital Twin, ou Gêmeos Digitais, são a base do Metaverso, pois representam a reprodução de algo físico no ambiente virtual. A digitalização é uma réplica fiel do objeto real, proporcionando maior qualidade e velocidade em estudos de máquinas, ambientes, simulações e instalações, nos mais variados segmentos.


É possível, por exemplo, simular a cadeia de produção e o desempenho da indústria para obter indicadores. Atualmente, grandes empresas utilizam o Metaverso Industrial e a simulação em dois mundos para fazer manutenções ou alterações em máquinas e equipamentos, prevendo ajustes no pátio fabril e seu funcionamento. Isso contribui para acelerar o processo de inovação na fabricação inteligente, sendo possível testar a manufatura virtualmente e resolver problemas até mesmo de forma remota, a distância.


Digitalização das instalações

Com a captura do ambiente em nuvem de pontos, é possível modelar máquinas e instalações para estudos de layout, análise de interferências e simulações de processo, evitando retrabalhos, reduzindo custos e o tempo de exposição no ambiente.


As Built

Reconstituição das informações, detalhamento e registro da situação atual da instalação de modo dinâmico e preciso. O equipamento Laser Scanner 3D garante a velocidade e precisão necessária para captura de imagens e a reconstrução da documentação, como diagramas isométricos de tubulações e desenhos de máquinas e edificações.


Realidade Virtual e Aumentada

Digitaliza e modela sua instalação, possibilitando simulações de processos, estudos de layout, análise de interferências e treinamentos interativos. Com dispositivos de realidade virtual modernos, prepara-se um ambiente virtual para treinamentos técnicos, operacionais, simulações e estudos personalizados.


Dentro das indústrias, o Universo Meta favorece um ambiente de economia digital, que representa uma grande inovação para o mundo.


São diversos benefícios do Metaverso Industrial:


  • Redução de riscos de acidentes de trabalho

  • Correção de falhas em equipamentos

  • Testes e simulações para aplicar na vida real

  • Antecipação de cenários, falhas, desempenho e resultados

  • Otimização da produtividade

  • Antecipação de trabalho a distância

  • Maior economia de energia.


Leia também a matéria Escaneamento 3D: tecnologia aliada à segurança de máquinas e equipamentos industriais.


Percebe o quanto o Metaverso Industrial pode refletir positivamente na indústria? Se deseja implementar o Metaverso Industrial em sua manufatura ou negócio, entre em contato com a CSB Engenharia.


87 visualizações0 comentário
bottom of page