• Siga nas redes

Segurança do Trabalho na Indústria de Papel e Celulose: Normas e Dicas de Prevenção

A segurança do trabalho é fundamental para garantir a integridade física dos colaboradores e a eficiência operacional nas indústrias de papel e celulose. Com estes objetivos em mente, é necessário se atentar às legislações e normas específicas para o setor, para que a empresa esteja conforme e evite penalidades e acidentes que podem manchar a reputação da empresa e gerar graves consequências.

Legislação e Normas

A legislação e as normas regulamentadoras, estabelecem diretrizes para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A NR-12, por exemplo, define requisitos mínimos de segurança para máquinas e equipamentos utilizados no processo produtivo, visando garantir a segurança do trabalho e prevenir acidentes.

NR-12

A NR-12 é uma norma regulamentadora que estabelece requisitos de segurança para máquinas e equipamentos. Na indústria de papel e celulose, essa norma é especialmente importante, pois as máquinas utilizadas no processo produtivo são complexas e podem representar grandes riscos aos trabalhadores.

Dentre os principais riscos estão a presença de partes móveis de equipamentos expostas, guarda-corpos de plataformas e escadas fora do padrão normativo, escadas também fora do padrão normativo, esquemas elétricos de equipamentos sem redundâncias, inexistência de circuitos eletrônicos de segurança, proteções mecânicas que não atendem a norma e circuitos hidráulicos e pneumáticos fora dos padrões de segurança.

Para estar em conformidade com a NR-12, primeiramente, é necessário que as empresas possuam uma Apreciação de Riscos de cada máquina e equipamento do processo produtivo. Outra documentação importante é o Laudo de Conformidade, este documento atesta a conformidade da máquina quanto às normas de segurança, garantindo que todas as adequações foram feitas e estão de acordo, assim como os projetos, manuais de operação e procedimentos da máquina também conformes.

NR-35 e NR-33

A NR-35 estabelece as medidas de proteção necessárias para o trabalho em altura, enquanto a NR-33, nos conduz como realizar trabalhos em espaços confinados. Na indústria de papel e celulose, essas normas são aplicáveis em diversas situações, como na manutenção e instalações de máquinas e equipamentos instalados em locais elevados ou quando há a necessidade de adentrar em equipamentos considerados como espaços confinados.Para cumprir as NRs 35 e 33, é necessário que a empresa realize a Análise de Riscos de cada atividade, assim como a emissão daPermissão de Trabalho, além de fornecer os equipamentos de proteção individual adequados e treinamentos para os trabalhadores que serão submetidos à trabalhos em altura ou a serviços em espaços confinados.

NR-13

A NR-13 estabelece as medidas de segurança necessárias para caldeiras e vasos de pressão. A norma visa prevenir acidentes graves, como explosões e vazamentos, que podem resultar em lesões sérias ou até mesmo na perda de vidas humanas. Na indústria de papel e celulose, essa norma é aplicável em diversas situações, como em instalações e manutenções de caldeiras.

Para cumprir a NR-13, é necessário que a empresa possua o Plano de Inspeção de Segurança das caldeiras e vasos de pressão, deve ser mantido um Registro de Segurança dos equipamentos e devem ser cumpridos Procedimentos de Inspeções Periódicas de acordo com as categorias de segurança destes equipamentos. Por fim, devem ser realizados Treinamentos de Capacitação dos Trabalhadores que irão operar e inspecionar estes equipamentos. 

Riscos específicos na Indústria de papel e celulose:

Ao trabalhar em uma indústria de papel e celulose, é importante estar ciente dos riscos envolvidos para garantir a sua segurança e dos demais funcionários. Nesta seção, discutiremos os principais riscos enfrentados pelos trabalhadores da indústria de papel e celulose.

Incêndios e Explosões

Incêndios e Explosões são riscos significativos em indústrias de papel e celulose. Elas podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo o acúmulo de gases inflamáveis, poeira e produtos químicos oriundos do processo. Para evitar explosões, é necessário garantir que as áreas de trabalho sejam bem ventiladas, que os equipamentos estejam em boas condições e que os trabalhadores sejam treinados em segurança.

Manuseio de produtos químicos

A indústria de papel e celulose envolve o manuseio de uma variedade de produtos químicos, incluindo ácidos, bases e produtos químicos de branqueamento. Esses produtos químicos podem ser perigosos se não forem manuseados corretamente. Os trabalhadores devem ser treinados em como manusear esses produtos químicos com segurança, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras.

Além disso, é importante garantir que os produtos químicos sejam armazenados corretamente, longe de fontes de calor e em áreas bem ventiladas. Os trabalhadores também devem ser treinados em como lidar com derramamentos de produtos químicos e em como proceder em caso de emergência.

Consultoria NR-12

Ao contratar uma Consultoria NR-12 especializada, a indústria garante que as máquinas e equipamentos serão avaliados de forma correta, e as medidas necessárias para adequações de segurança serão apontadas e realizadas.

A CSB Engenharia, é uma consultoria capacitada e com anos de experiência no mercado, já tendo atendido diversas plantas de Papel e Celulose, e somos aptos a auxiliar a indústria nos seguintes procedimentos:

  • Apreciação de riscos;
  • Laudos de Conformidade;
  • Planos de ação, priorização de adequações conforme criticidade dos riscos encontrados;
  • Gerenciamento de Projetos NR-12, acompanhamento das adequações dos riscos;
  • Inventário de Máquinas;
  • Treinamentos de segurança, NR-12, NR-35, NR-10 entre outros;
  • Tratativa em caso de fiscalização, orientação estratégica em casos de notificações, interdições e multas;
  • Projetos de Segurança, realizamos projetos de adequação de segurança mecânica, elétrica, hidráulica e pneumática de máquinas e equipamentos.

A consultoria NR-12 é fundamental para garantir a segurança do trabalho na indústria, especialmente na indústria de papel e celulose. Caso sua empresa precise de nossos serviços, clique aqui e entre em contato com nossa equipe!

Empresa brasileira de consultoria especializada em engenharia de segurança de máquinas e tecnologia para indústrias, com certificado ISO 9001 TÜV Rheinland.

Fale com nossa equipe

Envie suas dúvidas para a CSB Engenharia,
em breve nosso time comercial entrará em contato.

    Siga a @csbengenharia no Instagram

    Copyright ©2024 CSB Engenharia. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por DR Launch